sábado, 1 de setembro de 2012

O que é HFT? - Parte 1


A evolução tecnológica das últimas décadas teve um grande impacto na maneira pela qual os instrumentos financeiros são negociados. Esses avanços permitiram que as empresas de investmento ou mesmo os indivíduos mais bem aparelhados passassem a ser capazes de executar centenas de ordens, eventualmente em diferentes mercados, num intervalo de tempo menor do que um piscar de olhos.

Essa característica atual do mercado de capitais passou a ser categorizada debaixo do termo "trading de alta-frequência" ou HFT e tem sido objeto de uma grande discussão em todo mundo, nem tanto ainda no Brasil.

Nesse pequeno artigo, dividido em duas partes, apresentamos um pouco dos conceitos fundamentais do HFT e de suas principais estratégias.

1. O que é HFT?

É difícil encontrar uma definição única para HFT. Isso não chega a ser uma surpresa dado que HFT pode ser um componente de diferentes tipos de atividades financeiras e de múltiplas estratégias de trading. Uma forma possível de definir seria:

"A execução de estratégias de trading baseadas em algoritmos computacionais com o objetivo de capturar oportunidades que podem ser individualmente muito pequenas ou existir por um período de tempo muito curto."

No caso prático, a atividade de HFT geralmente faz uso de alguma das seguintes estratégias:

1.1 Market Making

A função clássica de um market maker é colocar ofertas nos dois lados do mercado (compra e venda) de forma a garantir liquidez e velocidade de execução aos demais investidores.

A utilização de algoritmos automatizados permite que os market makers negociem um volume maior oferecendo spreads menores (spread = diferença entre a menor oferta de venda e a maior oferta de compra) e beneficiem aqueles investidores que desejam transferir o risco de suas posições (comprar ou vender).

Um market maker ganha dinheiro fazendo uma margem muito pequena em cada trade de um grande volume de trades. Sua habilidade em ser o primeiro a colocar os melhores preços dispóniveis (bid e ask) é chave para o seu sucesso.

Velocidade também é importante para a gestão de risco do market maker dado que se o mercado virar ele será capaz de rapidamente atualizar suas posições. Gerenciando bem seu risco ele pode então oferecer spreads menores para o mercado.

1.2 Arbitragem Estatística

A arbitragem estatística envolve alguma uma estratégia de trading que tenta aproveitar a ineficiência de precificação dos instrumentos financeiros que é normalmente caracterizada por um desvio na relação de preço de dois ou mais deles. Compra-se o ativo que está relativamente mais barato. Vende-se o ativo que está relativamente mais caro.

Do mesmo jeito que acontece com market making o lucro de cada trade é bastante pequeno e a velocidade no aproveitamento de cada oportunidade é chave para o lucro ao longo do tempo.

FONTE DE REFERÊNCIA: Optiver Corporate








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